Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Água: sem ela seremos o planeta Marte de amanhã

 
A Água no Mundo
 
No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Se hoje
os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água
será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da
humanidade.
A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas
apenas 2,5%, desse total, são de natureza doce. Os rios, lagos e
reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só
correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de
preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, cerca de 10% da
água disponibilizada para consumo são destinados ao abastecimento
público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
A água doce utilizada para consumo humano é proveniente das
represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos
casos do mar (após o processo de dessalinização). A água para o
consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois
enviada para grandes tanques e
caixas d’água de casas e edifícios.
Água é fonte da vida. Todos os seres vivos, indistintamente,
dependem dela para viver. No entanto, por maior que seja sua
importância, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes,
esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no
Planeta.
Ao se analisar os dados abaixo, percebe-se que há necessidade
urgentíssima de se utilizar a água de forma prudente e racional,
evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não
têm acesso à água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.600 milhões) não têm acesso a
serviços de saneamento básico;
- Cerca de 8 mil crianças morrem diariamente devido a doenças
ligadas à água insalubre e ao saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se
mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer
escassez moderada ou grave de água.
 
Saiba mais no link:
http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/464.pdf

 
 



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dicas para economizar água


Olá Pessoal

Cada vez mais as pessoas estão conscientes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e de agirem de forma sustentável. O uso racional da água é constantemente citado em conferências e grandes tratados ambientais. Essencial para a sobrevivência humana, a água doce se tornará cada vez mais escassa se não a utilizarmos conscientemente. Em muitos países isto já é uma realidade. Veja abaixo dicas para economizar água:

Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

Concerte vazamentos de água. Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros de água por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento.

● Sempre que abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, encher o bule ou qualquer outra finalidade. Você pode economizar 4 litros de água a cada vez que fizer isso.

 Equipamentos para ajudar a economizar água:

Existe uma variedade de equipamentos disponíveis para ajudá-lo a economizar água:

● Substitua torneiras com água quente e fria separadas por uma torneira única. Isso ajudará a ajustar a temperatura mais rapidamente, evitando o desperdício.

● Peça a um encanador que instale arejadores e reguladores de fluxo nas torneiras (ou instale torneiras que já sejam dotadas desses dispositivos). Eles reduzem a vazão de água sem reduzir a pressão, ou seja, sem você notar a diferença.

Troque sua caixa de descarga por uma mais eficiente, com sistema de descarga dupla. Isso pode reduzir o volume do fluxo de 11 litros para 3 litros de água.

Sistema de coleta de água da chuva

É uma boa idéia instalar um sistema para coleta de água da chuva, que leva a água que cai no telhado por calhas e canos até um reservatório. Antes de se decidir por um tipo, avalie as opções com critério.

● Analise o terreno para escolher a melhor localização para o tanque. Lembre-se de que um reservatório desse tipo não requer um espaço muito grande. Escolha passagens laterais e áreas sob a casa ou adjacentes a dependências externas.

● Os sistemas de calhas podem se utilizar da gravidade para fornecer água a torneiras externas.

● Caso não tenha protetores de calha, pode as árvores cujos galhos possam se projetar sobre o telhado e as calhas.
Para saber mais acesse: : http://www.selecoes.com.br/article/507/

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Consciência Socio ambiental

Consciência Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável Consciência Sócia Ambiental é estar ciente que pode haver mutualismo entre a sociedade e o meio ambiente. E assim sendo temos o dever de preservar e cuidar do nosso habitat natural.

O conceito sobre sustentabilidade é abrangente e implica em profundas mudanças na forma como os humanos interagem com o meio ambiente.
Em meados do século 20 alguns estudiosos já demonstravam preocupação com a degradação ambiental.
Ao longo dos anos a preocupação com a sustentabilidade ganhou novos adeptos e já no final do século passado, havia grupos ambientalistas organizados em vários países.
O objetivo dos diversos grupos e ONGs ligadas ao ambiente é o de difundir cada vez mais a necessidade de que atitudes sustentáveis façam parte do cotidiano das pessoas.
Pois quanto maior for à consciência socioambiental, menores serão os danos causados ao ecossistema.
Logo, o desenvolvimento sustentável é o único caminho viável para a criação de uma economia voltada para a qualidade de vida das pessoas.
A Consciência Socioambiental é fundamental na solução de problemas relacionados ao meio ambiente, já que governo e sociedade devem atuar em conjunto na busca de projetos alternativos que gerem desenvolvimento, emprego e renda, tudo sem agredir o meio ambiente.
O fato é que as responsabilidades ambientais e sociais estão interligadas e não podem ser discutidas separadamente, porque a humanidade não sobreviveria sem os recursos naturais e que o uso indiscriminado e irracional de tais recursos geram a degradação ambiental e mudanças significativas no ecossistema.
Apesar dessa necessidade, a busca pelo equilíbrio entre produção e consumo ainda é um desafio a ser enfrentado nas próximas décadas.
Gestão ambiental e sustentabilidade já fazem parte da plataforma de campanha de muitos políticos, mas o problema ainda está longe de ter uma solução final.

Mais informações acesse o site abaixo:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/consciencia-socioambiental-desenvolvimento-sustentavel/

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Educação Ambiental

Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1.999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Pode ser incluida como uma disciplina.
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas1 .
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida.

Mais informação acesse o site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Energia Solar

Com a crise econômica que vem castigando a Europa, o maior mercado de energia solar do mundo, empresas fornecedoras de equipamentos para geração fotovoltaica passaram a procurar novos mercados para investir. Desde cedo a China incentivou a criação de indústrias fotovoltaicas atraídas por sua condição favorável na redução de custos de produção e também por incentivar a criação de um mercado fotovoltaico naquele país, passando a ocupar o posto de maior fabricante desses equipamentos.

Que saber mais, acesse o link abaixo:
http://revistasustentabilidade.com.br/energia-solar-vs-gas-de-xisto-uma-questao-de-vontade-politica/2/

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A troca de Gladeiras

A TROCA DE GELADEIRAS

A Troca de Geladeiras Eficiente tem o objetivo de diminuir o consumo e o valor da conta de luz  nas residências dos clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia.  A Ampla iniciou o projeto em 2005 e alcançou a marca de 30.000 famílias beneficiadas em julho de 2011. Entre os principais parceiros estão PNUD e Whirlpool.

As geladeiras antigas, retiradas no momento da Troca, são enviadas diretamente para a reciclagem. Desta forma, além da redução do consumo propiciada por um novo refrigerador mais eficiente – adesivado com o selo Procel – o projeto prevê a regeneração de gases poluentes presentes nestes eletrodomésticos, como CFC e HCFC, causadores do Aquecimento Global.

Por isso, durante a Conferência do Clima de Copenhague, em 2009, o Consciência Ampla Eficiente foi exibido como exemplo de boa prática ambiental em um vídeo produzido pelo PNUD e veiculado em mais de cem estações de TV de todo o mundo, com repercussão em jornais, revistas e estações de rádio.

Mais informações acesse o link abaixo:

http://www.conscienciaampla.com.br/2011/08/26/troca-de-geladeiras-consciencia-ampla-eficiente-2/

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sustentabilidade

Olá pessoal Vários estudos comprovam que surge a necessidade de avançar sobre o assunto de ``Sustentabilidade Urbana``, dentre elas podem destacar a matriz da eficiência, que se pretende combater o desperdício da base do material do desenvolvimento,a de escala, de qualidade, autosufiência da ética. Isto visa melhorar o desenvolvimento com as condições de continuidade da vida no palneta. Ao mesmo tempo que verificamos uma ``ambientalização`` do debate sobre políticas urbanas, observamos também um movimento de sentido oposto, com a entrada crescente do discurso ambiental no tratamento das questões urbanas. Gostaria de conhecer mais sobre o assunto? Acesse: http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/viewFile/2063/2022

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Meio ambiente e sustentabilidade

As questões ambientais ganharam força nesta última década, por isso a educação e feita dentro das escolas como o uso da energia, o uso consciente da agua e como se faz papel reciclado.
Quer saber mais, acesse o link abaixo:


sábado, 12 de outubro de 2013

As Principais Ações relacionadas à sustentabilidade

  •  Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
  •  Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
  •  Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
  •  Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
  •  Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
  •  Criação de atitudes pessoais e empresarias voltada para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
  •  Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
  •  Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Que saber mais, acesse o link abaixo:


Sustentabilidade Social: Por Que Ela é importante?

A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações.. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores.

Quer saber mais, acesse o link abaixo:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-social/

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A necessidade de consumir água com consciência

Você sabia?
No corpo humano, 71% do nosso peso é água. Contém 85% de água no nosso sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos nossos ossos.
Estatísticas provam que a necessidade de repor a água que consumimos diariamente é um fator essencial na vida do ser humano.
Ela corre por todo o corpo, inclusive a corrente sanguínea depende da água.Se não repormos a quantidade de água consumida diariamente,isso pode fazer muito mau a saúde.
Por isso venho chamar a atenção quanto ao consumo consciente de água, veja abaixo algumas atividades que consomem bastante água e deve ser medido constantemente:
Utilidades da água no dia-a-dia
- Uso doméstico:
  • Beber (consumo humano)
  • Banhos e higiene pessoal
  • Descarga de vasos sanitários e limpeza doméstica
- Uso industrial:
  • Fabricação de bebidas
  • Fabricação de remédios
  • Fabricação de perfumes e cosméticos
- Navegação e transporte:
  • Turistas para passeios
  • Pequenas e grandes cargas
  • Passageiros em trânsito
  • Transatlânticos
  • Navios petroleiros
  • Energia elétrica;
Quer saber mais acesse:
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/agua/p12.php

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Geoengenharia tenta achar soluções para o aquecimento global

A manipulação deliberada do ambiente terrestre em larga escala, chamada de geoengenharia, poderia ser uma das formas de resfriar a Terra ou ajudar a reduzir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
Mas os cientistas sabem que essas tecnologias estão em seus estágios muito iniciais de desenvolvimento e ainda não foram testadas em uma escala global.
Apesar de haver grandes riscos em interferir deliberadamente com a natureza para resfriar o planeta, alguns pesquisadores dizem que se as concentrações de carbono na atmosfera alcançarem um estágio crítico, a geoengenharia seria a única forma de controlar nosso clima.
Quer saber mais, acesse o link abaixo:


Sustentabilidade Ecológica

A sustentabilidade ecológica é o que precisamos para se manter vivos no planeta terra, significa que temos que preservar os recursos naturais para poder utilizá-los no futuro. Hoje nós já consumidos muitos mais do que produzimos, estamos tirando mais da terra do que ela pode, oferecer o que no futuro poderá causar desastres ecológicos, pobreza, fome e extinção.
Ou seja, a sustentabilidade ecológica é um ciclo de uso da matéria prima encontrada na Terra, utilizar os recursos de hoje pensando no dia de amanhã.
Quer saber mais, acesse o link abaixo:


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Economizar água é simples

Olá pessoal
Gostaria de chamar a atenção quanto ao assunto sobre a importância de se economizar água e alguns recursos naturais que muitas vezes julgamos inesgotáveis.
Percebe-se hoje que um dos maiores desafios da populção é a ecomia de água, que daqui há alguns anos poderá trazer sérios problemas não só para a população mais também para os demais seres vivos.
A água é essencial para manutenção e funcionamento do corpo humano.Como amostra disso temos o exemplo de se você ficar mais de 2 horas sem tomar água a sua ância aumenta bastante, inclusive a fome.
O que seria de nós sem a água para qualquer tipo de produção industrial que fazem nossos alimentos, medicamentos, vestuários,etc.
A energia elétrica que é outro assunto super interessante que não podemos ficar sem, também depende da água e a necessidade de utilizar este recurso se faz necessário, visto que o que seria do planeta em um apagão sem volta????  Para mais informações acesse: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/importancia_agua.htm

quinta-feira, 26 de setembro de 2013


Falta de água no mundo mata uma criança

a cada 15 segundos, diz Unicef

 
 
Todos os anos 3,5 milhões de pessoas morrem por doenças causadas pela falta de água potável. No Brasil, 46% ainda não tem acesso a saneamento básico.

A cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo representantes de outros 28 organismos das Nações Unidas, que integram a ONU-Água, são cerca de 3,5 milhões de mortos todos os anos.

Quer saber mais acesse o link abaixo:

http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/noticia/2013/03/falta-de-agua-no-mundo-mata-uma-crianca-cada-15-segundos-diz-unicef.html

segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Olá pessoal

Para atender a necessidade de inovação e adaptação a diferentes realidades,surgiu a necessidade de lançar um desafio chamado ``Reinvente o banheiro``.Visto que o mundo precisa melhorar muito o saneamento básico, porque não a partir do advento do vaso sanitário.Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivem sem saneamento básico, o que favorece a propagação de doenças que causam a morte de 1,5 milhão de crianças por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Visto que esta necessidade se faz necessária, os principais pontos são:

•Um vaso que possa recuperar a água e os sais contidos nas fezes e na urina;
•Um vaso que transforme os resíduos em gás, que poderá ser utilizado para gerar eletricidade;
•Um vaso que possa sanear fezes em 24 horas, passando por etapas de desidratação, filtragem e queima, e assim evitarem a transmissão de doenças;
•Um toalete com energia solar, que a utilize para processar os resíduos e transformá-los em combustível para geração de energia.

Para mais informações acesse o link:
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/942-empresa-lanca-desafio-para-desenvolver-vasos-sanitarios-sustentaveis.html


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Petrobras é incluída no Índice de Sustentabilidade de NY

A Petrobras foi selecionada pelo oitavo ano consecutivo para integrar o Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) da Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos. No período, a empresa recebeu sete vezes nota máxima no critério transparência e agora também na categoria liberações ao meio ambiente. Houve destaque ainda nos critérios impacto social nas comunidades, políticas e sistemas de gestão ambiental e gerenciamento de risco e crise. O mais importante índice mundial de sustentabilidade, avalia as melhores práticas de gestão social, ambiental e econômica no mundo.
Além do lucro que e o principal objetivo de todas as empresas a Petrobras valoriza aspecto sociais e preservação ambientais, que são determinantes para o futuro da companhia e cada vez mais relevantes para o mercado financeiro.
Quer saber mais, acesse o link abaixo:

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Consciência Sustentável Atual – Campanhas de Preservação

Preocupado demais com o progresso o homem usou de todos os meios para atingir seus objetivos sem se preocupar com o meio ambiente, desta forma ele foi sentindo na pele a fúria da natureza com a temperatura do planeta subindo cada vez mais, água potável escasseando, os rios e peixes estão morrendo esse são alguns reflexos do que esta acontecendo.
E por esse motivo que nasceu a Consciência Sustentável que aos poucos vem ganhando adeptos fazendo com que nações se unissem para encontrar meios de conciliar progresso à consciência ambiental.
Uma das características importante criada pela consciência sustentável e a divulgação de campanhas para incentivar crianças de como economizar agua, eletricidade, reciclar lixo, plantar árvores, não provocar queimadas, enfim estão entendendo que a natureza é um pedacinho delas e que tem que ser tratada com carinho e muito amor.
Grandes empresas estão fazendo sua parte para ser reconhecida e aceita pela sociedade que exige que elas trabalhem ecologicamente corretas visando o ganho para natureza.

Quer saber mais, acesse o link abaixo:                                                             


segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Estão sendo realizados alguns estudos para derrubarmos um dos grandes vilões das empresas que é o consumo de água. Visto que o banheiro é o local com maior desperdício, será necessário buscar inovação com a criação de vasos sanitários que economiza mais de 50% da água. Além de tudo, ele poderá ser produzido com um polímero resistente, não polui o meio ambiente durante a produção ou no descarte.

Com esta atitude daremos um feedback para a sociedade e contribuímos para um mundo melhor.

1.    Para mais informações acesse: www.engenhariae.com.br/.../novo-vaso-sanitario-sustentavel-economiza-...

 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A sustentabilidade brasileira na energia elétrica é exemplo para o mundo

O Brasil tem sido um exemplo para o mundo quando o assunto é energia elétrica. Além de atender à quase totalidade da sua população (98%), o modelo brasileiro de geração de energia é limpo, provém de fontes renováveis e, por tanto, é ambientalmente sustentável. O maior problema enfrentado pelo pais neste setor são os alto preço das tarifas, tributos, encargos e custo de geração e de transmissão.
O setor enérgico brasileiro hoje tem quase 90% de sua energia elétrica gerada por fontes renováveis, temos uma energia limpa e singular, o Brasil importa apenas 5% de energia dos outros países.
Quanto ao futuro energético do país e a certeza de que em dez anos o mundo será muito melhor do que o atual. "Estamos no limiar de uma nova era na área de energia".
Quer saber mais, acesse o link abaixo:

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sustentabilidade – Empresas Ecologicamente Corretas

Nos dias de hoje o que mais vemos falar e de empresas sustentável, ecologicamente correto e outras coisas, que para muitos de nos são de difícil assimilação e conceituação.
Como podemos definir um empresa sustentável e ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema, pois nem sempre são transparentes para os clientes os processos internos que transforma uma empresa comum em uma empresa sustentável.
O principal problema e identificar o que e MARKETING E PROPAGANDA, da realidade da empresa, para definir se a empresa esta no caminha certo uma analise de quatro pontos relativamente simples:
1º ponto à Acompanhar o noticiário sobre a empresa.
2º ponto à Os produtos produzidos ou os serviços prestados por ela são ecologicamente corretos.
3º ponto à Relacionamento entre a empresa e os seus funcionários e a comunidade onde ela esta inserida ou atua.
4º ponto à Uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida.
Quer saber mais, acesse o link abaixo:

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Boa tarde, pessoal!

Todos nos sabemos o quanto a poluiçao prejudica o meio ambiente e nossa saude. O que poucos sabem, é que a poluiçao tambem pode prejudicar a vida de uma pessoa, mesmo ainda na sua gestaçao. Coloquei abaixo um texto sobre este assunto que achei interessante e gostaria de compartilhar com todos, afinal cuidar do meio ambiente é tarefa de todos nós.

O texto foi publicado este ano pela equipe da EcoViagem. Eles possuem varios textos sobre o tema de preservaçao ambiental.

 www.ecoviagem.uol.com.br

Grávidas desconhecem problemas que pesticidas e poluição podem causar aos bebês

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que, apesar de a maioria das gestantes saberem dos riscos relacionados ao cigarro, ao álcool, às dietas inapropriadas, ao fumo passivo e ganho de peso, muitas desconhecem os malefícios de fatores como pesticidas e poluição do ar.
De acordo com o estudo, apenas 44% dos médicos falam sobre os riscos do envenenamento por mercúrio que, assim como outros metais pesados, pode causar problemas ao bebê, a exemplo do autismo, distúrbio de déficit de atenção, problemas de desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem.
A poluição do ar, que está ligada à asma, autismo, problemas cerebrais, respiratórios e digestivos e atraso no desenvolvimento, só é mencionada em 12% das consultas.
Os pesticidas, lembrados em apenas 19% das consultas, está relacionado ao nascimento prematuro e ao baixo peso dos bebês. Já o bisfenol A (BPA), usado na fabricação de garrafas plásticas e outros tipos de produtos feitos de plástico, e que pode causar o desenvolvimento anormal de fetos, câncer de mama, problemas de amamentação e diminuição da taxa de sucesso da fertilização in vitro, é lembrado por 8% dos profissionais.
Apenas 5% dos médicos alertam suas pacientes sobre os riscos dos Ftalato, derivado do ácido ftálico, utilizado na produção de corantes, perfumes e da sacarina. Entre os problemas, estão o desenvolvimento de doenças crônicas, como asma e alergias.
De acordo com os pesquisadores, há uma "desconexão entre as pesquisas sobre doenças ligadas a fatores ambientais e o que é dito, ou não, aos pacientes pelos médicos".

Publicado por: Tiago Neves

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vaso sanitário sustentável


A empresa brasileira Hidrautec criou um vaso sanitário que economiza mais de 50% da água. O sistema usa apenas 2 litros de água, enquanto os convencionais gastam de 6 a 10 litros.

Segundo a fabricante, a novidade pode ajudar a revolucionar o setor. Isso porque um dos grandes vilões das grandes empresas e centros empresariais é o consumo de água, que além de custar caro, contribui para o uso desnecessário da água. Nesses ambientes, o banheiro é local com o maior desperdício, com torneiras, duchas e vasos sanitários desregulados.
Novos estudos são realizados periodicamente para alcançarmos a nossa meta que é produzir produtos de forma consciente e sustentável.



O vaso usa um basculante que despeja os dejetos no canal de esgoto do edifício pela própria dinâmica da água, sem usar eletricidade. Tudo isso sem uso de sifonagem, método que usa um cano de plástico ou vidro com uma articulação capaz escoar a água de um local para outro.

Além de usar metade da água que um vaso sanitário comum desperdiça, o vaso é feito em ABS, matéria mais leve e durável do que a louça. Por ser produzido com um polímero resistente, não polui o meio ambiente durante a produção ou no descarte.
A nossa meta é proteger o meio ambiente e a sociedade, proporcionando saúde para o mundo!!!!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Mude pouco para ter uma casa sustentável.

Ainda não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros gastar dinheiro para instalar, em suas casas, tecnologias que poderão gerar economia de energia elétrica e água e, a médio e longo prazo, trazer economia para o bolso. De qualquer forma, pequenas mudanças na residência já podem fazer grande diferença do ponto de vista da sustentabilidade. Anote algumas para viver em um lar ecologicamente mais correto:
  • Ao adquirir itens para sua casa (desde eletrodoméstico até materiais de decoração), sempre opte por aqueles que apresentem material de boa resistência e, consequentemente, que terão longa duração. Isso evita o rápido desperdício e o consumismo exagerado. E, no caso dos eletrodomésticos, fique de olho no selo Procel para comprar aqueles que consomem menos energia.
  • Se for fazer uma reforma, procure por materiais de demolição que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos, telhas, portas e janelas. Por exemplo, com uma bela pintura ou texturização, uma porta antiga ficará linda em sua casa, por um gasto bem mais em conta.
  • Na hora de pintar as paredes, opte por tintas à base de água, que são consideradas ecológicas. Elas não têm cheiro, não causam alergias e contribuem para uma melhor "respiração" e "transpiração" das paredes.
  • Em sua obra, pense também na possibilidade de trocar o vaso sanitário para um com acionamento duplo (utiliza menos água para resíduos líquidos e mais para sólidos). Essa medida pode significar uma economia de até 36 litros de água por dia em uma casa com três pessoas.
  • Conserte os vazamentos, que são grandes responsáveis por desperdício de água.
  • Para evitar o uso de ar-condicionado, instale persianas em suas janelas para controlar a entrada de sol na casa. E prefira, sempre que possível, o ventilador.
  • Coloque muito verde em sua casa. Mantenha plantas e flores que, além de trazerem beleza, ajudam a refrescar o ambiente.
  • Faça sua própria mini-horta, até memo em uma varanda. Assim, poderá se alimentar de temperos e algumas leguminosas sem agrotóxicos.
                                                                                     (Fonte: Revista ProTeste 128, pág. 4).

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Capacitação profissional

Escola de Marcenaria Criada em maio de 2011 e localizada na cidade de Betim - MG, a Escola de Marcenaria nasceu para oferecer ensino qualificado e profissionalizar adolescentes de baixa renda. Até 2012, o projeto, que oferecia apenas o curso de marcenaria, formou 58 jovens marceneiros. Em 2012, passou também a oferecer cursos de marchetaria e de operador de microcomputadores. No total, esta previsto para futuros formados 74 jovens nos três cursos.

Teatro Ambiental – Planeta Água – Um mundo sustentável

Estudantes da rede pública de municípios do Triângulo Mineiro foram os espectadores da edição do teatro itinerante Planeta Água - Um Mundo Sustentável em 2011, projeto para crianças e jovens que conscientiza sobre a importância da preservação do meio ambiente e também introduz o conceito da sustentabilidade. Por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, o trabalho sensibiliza as comunidades visitadas para questões importantes como os cuidados com o uso da água, a economia de energia e os conceitos de reciclagem.